22/09/2010

EDEMA

Edema é o acúmulo de líquido no interstício ou em cavidades do organismo.Edema pode ser localizado ou sistêmico e,de acordo com sua composição,transsudato ou exsudato.Transudato é um liquido com baixo conteúdo de proteínas.Aexistência de um trasudato indica que a permeabilidade vascular continua preservada,permitindo a passagem de água,mas não a de macromoléculas de proteína.Macroscopicamente,o transudato é um liquido claro e seroso.Exsudato é um liquido rico em proteínas.Exsudato indica aumento da permeabilidade vascular,o que decorre caracteristicamente da ação de substâncias químicas liberadas nos processos inflamatórios.Macroscopicamente, o líquido é turvo e,devido ao conteúdo de fibrinogênio,pode mostrar precipitado de proteínas.O exame citológico desse líquido revela ainda a presença de células inflamatórias.

INFLAMAÇÃO

Classicamente,a inflamação é constituída pelos seguintes sinais e sintomas:
  • Calor 
  • Dor 
  • Rubor
  • Perda da função 

INFLAMAÇÃO AGUDA=>
A aguda é a resposta inicial a lesão celular e tecidual, predominando fenômenos de aumento de permeabilidade vascular e migração de leucócitos, particularmente neutrófilos. Localmente caracteriza-se pelos sinais cardinais da inflamação e o exemplo mais claro é o abscesso. Se a reação for intensa, pode haver envolvimento regional dos linfonodos e resposta sistêmica na forma de neutrofilia e febre, caracterizando a reação da fase aguda da inflamação. Todas estas respostas são mediadas por substâncias oriundas do plasma, das células do conjuntivo, do endotélio, dos leucócitos e plaquetas, que regulam a inflamação e chamadas genericamente de mediadores químicos da inflamação. A inflamação deve portanto ser entendida como uma série de interações moleculares, como aliás ocorre em outros processos biológicos. A inflamação aguda tem como objetivo principal a eliminação do agente agressor, ocorrendo freqüentemente destruição tecidual. Os fenômenos agudos, como o próprio nome diz, são transitórios, havendo posteriormente a regeneração ou cicatrização da área envolvida, ou cronicidade do processo se o agente agressor não for eliminado.

 

TROGOCITOSE

È um fenómeno pelo qual,uma célula adquire o conteúdo citoplasmatico ou fragmentos da membrana celular de uma outra célula com quem interage.

18/09/2010

Existem portanto dois tipos de bilirrubina circulantes :


Bilirrubina circula no sangue sob duas formas:

A não conjugada=>também chamada de bilirrubina indireta. Este tipo de bilirrubina não se dissolver em água (insolúvel). Percorre a corrente sanguínea até o fígado, onde é transformada em uma forma solúvel (direta ou conjugada).

A conjugada=> chamada de bilirrubina direta. Dissolve em água (solúvel) produzida no fígado a partir de bilirrubina indireta.

No entanto, existe um terceiro tipo de bilirrubina, chamada de bilirrubina delta, do tipo conjugada de reação rápida e ligada à albumina permanentemente por uma ligação covalente.Pelas técnicas tradicionais, a bilirrubina delta era incluída nos resultados da bilirrubina direta (conjugada) e na bilirrubina total.