31/08/2010

A DEPOSIÇÃO PATOLÓGICA DE SAIS DE CÁLCIO NOS TECIDOS OCORRE SOB DUAS FORMAS:

CALCIFICAÇÃO DISTRÓFICA=>Que afeta tecidos lesados e não depende dos níveis plasmáticos de cálcio e fósforo.
CALCIFICAÇÃO METASTÁTICA=>Na qual a precipitação dos sais em tecidos normais resulta de um estado de hipercalcemia.

A distinção entre os dois tipos de calcificações muitas vezes é artificial,já que o aspecto morfológico final é semelhante.Ao lado disso,deposição de cálcio nos tecidos sadios com alguma frequência determina lesão nesses tecidos;por outro lado,hipercalcemia favorece a deposição de cálcio nos tecidos lesados,intensificado a calcificação distrófica.Entretanto,a presença de sinais de lesão prévia aliados a maior intensidade da deposição calcárea sugere calcificação distrófica.Adistribuição e localização dos depósitos também podem ter valor na diferenciação entre calcificação distrófica e metastática.Por vezes,o termo calcinose é utilizado como sinônimo de calcificação metastática extensa;pode também designar a calcificação da derme e do tecido subcutâneo(calcinose cutânea),independentemente da sua causa.

• Calcificação distrofica-lesão
• calcificação metastática-sadios

OUTROS TIPOS DE NECROSE:

NECROSE LÍTICA=>Necrose de hepatócitos nas hepatites virais,os quais sofrem lise ou esfacelo.

NECROSE CASEOSA=>É chamada assim por que a área necrosada adiquire aspecto macroscópico de massa de queijo.Microscópicamente,a principal característica é a transformação das células necróticas em uma massa homogênea,acidófita,contendo alguns núcleos picnóticos e,principalmente na periferia,núcleos fragmentados(cariorrexe).

NECROSE GAMOSA=>É uma variedade de necrose por coagulação na qual o tecido necrosado assume aspecto compactoe elástico como borracha(goma),ou fluido viscoso.È encontrada na sífilis tordia ou terciária(goma sifilítica)

19/08/2010

Necrose por liquefação

Necrose por liquefação: o tecido necrótico fica limitado a uma região, geralmente cavitária, havendo a presença de grande quantidade de neutrófilos e outras células inflamatórias (os quais originam o pus). É comum em infecções bacterianas. Pode ser observada nos abscessos e no sistema nervoso central, bem como em algumas neoplasias malignas. A liquefação é causada pela liberação de grandes quantidades de enzimas lisossômicas.Nas inflamações purulentas,também há necrose por liquefação do tecido inflamado,produzida pela ação das enzimas lisossômicas liberadas pelos leucócitos exsudados.

18/08/2010

Necrose por coagulação

Necrose por coagulação (= isquêmica): causada por isquemia do local. É freqüentemente observada nos infartos isquêmicos. Há perda da nitidez dos elementos nucleares e manutenção do contorno celular devido à permanência de proteínas coaguladas no citoplasma, sem haver rompimento da membrana celular. Além das alterações nucleares,especialmente cariólise,as células necrosadas apresentam citoplasma com aspecto de substâncias coagulada.Nas fases iniciais do processo,os contornos celulares são nítidos,sendo possível identificar a arquitetura do tecido necrosado;mais tarde,toda a arquitetura tecidual fica perdida.Macroscopicamente, a área atingida é esbranquiçada e faz saliência na superfície do órgão.Como sua causa mais freqüente é a isquêmica,ela é denominada também necrose isquêmica.Quase sempre,a região necrótica é circundada por um halo avermelhado(hiperemia que tenta compensar a isquemia ocorrida).

11/08/2010

Apoptose

Na apoptose, a célula morre após formar fragmentos ainda estruturados ou corpos apoptóticos, que podem ser fagocitados por macrófagos. Admite-se que o fenômeno seja por um mecansimo de destruição da própria célula. Experimentalmente, é um processo rápido, ocorrendo em algumas horas a morte e a eliminação da célula.
Em condições fisiológicas, a aptose serve para regular o volume do tecido, e para eliminar células como nos epitélios endometrial (grânulos basófilos na fase pre-mestrual), epidérmico e intestinal.
Atribui-se à apoptose os corpúsculos de Counciliam de hepatite virótica , lesões do líquen plano e atrofias de causa hormonal e por isquemias relativas.
A Apoptose pode ser suprimento por proteína denominada oncoproteina.

Lesão celular reversível e irrevesível

*A lesão celular reversível ocorre quando a célula agredida pelo estímulo nocivo sofre alterações funcionais e morfológicas, porém mantém-se viva, recuperando-se quando o estímulo nocivo é retirado ou cessa.
A lesão celular é irreversível quando a célula torna-se incapaz de recuperar-se depois de cessada a agressão, caminhando para a morte celular.As lesões celulares irreversíveis levam à morte da célula por um de dois possíveis mecanismos: necrose ou apoptose.

Pode-se definir necrose como as alterações que ocorrem após a morte celular em um organismo vivo. É sempre patológica e habitualmente provoca inflamação no local afetado. Estas alterações podem ser inicialmente vistas posteriormente ao microscópio ótico